quarta-feira, janeiro 07, 2015

VOCÊ SABE O QUE É UMA EMPRESA JUNIOR?

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por alunos do curso técnico, que prestam serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral nas suas áreas de atuação, sob supervisão de professores e profissionais especializados.               
A Empresa Júnior está ligada à Instituição de ensino, porém possui a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho deliberativo, estatuto e regimentos próprios, com uma gestão autônoma em relação à área diretiva da empresa. Além disso, pode oferecer espaço para outros tipos de atividades com os mesmos objetivos relacionados à formação do aluno, como: seminários, palestras, grupos de estudos e outras ideias inovadoras que representam um enriquecimento para a formação do acadêmico.
Em 1967, um grupo de estudantes do ESSEC Business School, em Paris, decidiu criar uma associação. Seu objetivo: pesquisa de mercado e investigações comerciais a preços baixos. Nasceu a primeira Empresa Júnior. No Brasil, a ideia surgiu em São Paulo, na Câmara de Comércio franco-brasileiro. As primeiras Empresas Juniores começaram a surgir no final de 1988, com as empresas juniores da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Hoje existem, aproximadamente, 200 empresas em todo o país.
A crescente necessidade de experiência prática do aluno dos cursos técnicos, o seu tardio ingresso no mercado de trabalho, unidos à falta de tempo extra dos estudantes de Meio Ambiente aliado à grande distância da integração entre Curso Técnico e Empresa, são as principais razões que fazem com que inúmeras instituições de ensino superior criem Empresas Juniores  possibilitando às empresa terem mão-de-obra qualificada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário