sexta-feira, julho 15, 2011

Problemática dos saquinhos no Cinema 3D

Fonte: Djalma Junior


Mês de Julho, Férias e a garotada invade as áreas de lazer dos shoppings centers das grandes cidades. Um dos prohgramas favoritos são as salas de cinema. Hoje as salas 3D vem fazendo o maior sucesso entre os fãs da sétima arte de todas as idades. O que isso tem haver com o meio ambiente? TUDO!!!
As salas 3D utilizam óculos para visualização que veem com um plástico com instruções de uso. Ao final das exibições há um funcionário para recolher os óculos utilizados. Porém não há ninguém que recolha sacos plásticos. A destinação desses resíduos fica a mercê do bom senso dos expectadores. Há uns que guardam em suas bolsas para jogar em alguma lixeira, outros simplesmente deixam na sala. Mas a pergunta é: Qual a responsabilidade das empresas de cinema com o meio ambiente.
Fazendo alguns cálculos básicos concluimos que no Grande Recife há sete salas de cinema 3D, três no Shopping Recife, duas no Tacaruna, uma no Plaza e uma no Guararapes. Em cada sala, em média, são 250 poltronas. Em um dia de cinco sessões lotadas, serão 1.250 saquinhos por sala. Se igualmente todas as salas preencherem as poltronas e exibirem cinco vezes o mesmo filme, serão nada mais, nada menos que 8.750 num único dia de exibição.
Seguindo o princípio da lógica reversa o responsável pelos residuos é quem o gerou. Mas podemos fazer a nossa parte devolvendo os óculos junto com o saquinho ao funcionário do cinema.
Atitudes como essa podem e muito fazer a diferença na preservação do meio ambiente. Deve-se além de buscar alternativas, cobrar das empresas de cinema uma postura ambientalmente responsável como prezar por uma destinação adequada dos seus resíduos.

Um comentário:

  1. Outro problema é a reutilização dos óculos, existem pesquisas que indicam contaminação nos olhos por uso de óculos em sala de cinema 3D, precisam ser esterilizados. Quem garante que são?

    ResponderExcluir