quarta-feira, julho 27, 2011

Gestão de Resíduos Sólidos em Jaboatão : Desafios e Alternativas

Um dos temas que mais geram discussões hoje entre os ambientalistas, governos e sociedade é a questão dos resíduos sólidos. No nosso país grande parte do nosso lixo(88%) vão parar em lixões e aterros, 2% são reciclados e 8% levados para usinas de compostagem. Para se ter idéia, menos de 10% das cidades brasileiras possuem algum mecanismo de reaproveitamento de resíduos sólidos.
Jaboatão dos Guararapes é uma cidade que cresceu desordenadamente, vítima do êxodo rural que aconteceu em meados da década de 60 pela ampliação de seu parque industrial. Problemas de água e esgoto, destinação de resíduos e uso e ocupação do solo vieram com esse fenômeno. As gestões anteriores também foram desastrosas nessa área.
Como já foi falado em matérias anteriores, está entre as cidades menos saneadas do brasil e não há um plano de gerenciamento de resíduos sólidos passando pela reciclagem e pela coleta seletiva de lixo impactando menos o meio ambiente e gerando emprego e renda. Ações pontuais são feitas mas não resolvem o grande problema dos resíduos no município.
Temos uma secretaria de meio ambiente que não possui recursos, nem quadros suficientes para desenvolver projetos nessa área. Ela é hoje uma mera secretaria executiva que serve de cota para o PV-Partido Verde, que infelizmente não vem dando resultados claros na pasta.
Não há também co-responsabilidade da população pela produção do lixo. A maioria das pessoas coloca-se apenas no papel de cobrar da adminstração pública a melhora do sistema e apenas se compromete em colocar os resíduos para o recolhimento da coleta pública.
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos lei n 12305, aprovado no final de 2011 pelo presidente Lula, que todos os municípios devem fazer a separação de lixo corretamente através da coleta seletiva. Sendo assim, Jaboatão dos Guararapes terá que se adequar a essa nova realidade.
O caminho para resolução desses problemas passa pelo comprometimento de todos os atores envolvidos: da população na co-gestão dos resíduos sólidos desde a redução do desperdício e do consumo exagerado e da separação dos materiais. O poder público deve planejar ações e definir formas de gerenciamento de resíduos sólidos num município onde a não há educação ambiental.

Um comentário:

  1. Pelo que tomei conhecimento, por diversos meios, inclusive pelo site da Prefeitura de Jaboatão, do qual as postagens sobre a Coleta Seletiva foram apagadas, como pode se comprovar nos link's abaixo, o Programa de Coleta Seletiva implantado pela Secretaria de Meio Ambiente foi "confiscada" pelo Prefeito Elias Gomes, para a Secretaria de Serviços Urbanos, dirigida pelo seu "fiel escudeiro" Evandro Avelar do PSDB.
    Quando Elias assumiu a Gestão em janeiro de 2009, tinha extinguido a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, mas necessitando de apoio politico, pois seu partido não elegeu nenhum vereador, e sua coligação apenas um do DEM o chamado Jotinha, convidou o PV com seu Vereador Pastor Edmilson Monteiro, para assumir a liderança na Câmara dos Vereadores, e como "troca" deu aos verdes a Secretaria de Meio Ambiente mas sem Saneamento o qual foi "presenteado" ao seu aliado Evandro Avelar (PSDB) titular da Secretaria de Serviços Urbanos.
    Até o momento o PV ainda não disse para que veio no Governo de Elias Gomes, mas também quem tem um aliado como Gomes, não necessita de opositor. Se o PV continuar agindo subservientemente ao governo de Elias, provavelmente não elegera nenhum vereador, e consequentemente perdera a "boquinha".
    Jaboatão terá maior programa de coleta seletiva do - Prefeitura do ...
    www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=1695 - Em cacheEquipes de agentes da coleta seletiva já vêem visitando os condomínios e, nesta semana, foi iniciada a entrega de panfletos nas residências. Jaboatão ficou
    Coca-cola apóia coleta seletiva de Jaboatão - Prefeitura do ...
    www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=1466 - Em cacheMaior programa de coleta seletiva de Pernambuco, o projeto que está sendo ...

    LINK'S E VIDEOS QUE MOSTRAM QUE A COLETA SELETIVA FOI IMPLANTADA EM JABOATÃO PELA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DIRIGIDA PELO PV

    Ex-catadores da Muribeca participam de coleta seletiva em Jaboatão ...
    pe360graus.globo.com/.../NWS,507067,4,71,NOTICIAS,7... - Em cache 10 fev. 2002 – Ampliar. Coleta seletiva em Jaboatão. Foto:Márcio Mendes - secretário de Meio Ambiente de Jaboatão Reprodução / TV Globo ...

    Prefeitura de Jaboatão inicia programa de coleta seletiva‏ - YouTube
    www.youtube.com/watch?v=A_xh2gnmYR0
    1 min - 2 fev. 2010 - Vídeo enviado por jconlinevideos
    Prefeitura de Jaboatão inicia programa de coleta seletiva.


    Coleta Seletiva de Lixo em Jaboatão dos Guararapes‏ - YouTube
    www.youtube.com/watch?v=CU_xgusQtwg
    8 min - 4 fev. 2010 - Vídeo enviado por andhugo
    Coleta Seletiva de Lixo em Jaboatão dos Guararapes. andhugo 10 videos. Subscribe Alert icon Subscribed. Sign In or Sign Up now ...

    ResponderExcluir